MCE 2015: Workshop de Yukata

O teu cosplay inclui uma yukata? Queres sentir-te mais próximo da cultura japonesa e vestir-te a rigor?

No Manga & Comic Event 2015 temos um workshop mesmo indicado para ti!

Se sempre desejaste saber como, de facto, se fabrica uma yukata tradicional, estás com sorte! Neste workshop ensinar-te-emos todas as bases para que possas elaborar a tua peça, providenciado conselhos e técnicas que te irão auxiliar durante todo o processo. A coordenadora Jennifer Guerreiro exemplificará cada passo numa yukata em miniatura, para que mais tarde possas transpor os teus conhecimentos para uma em tamanha real. Ela estará disponível para esclarecer todas as tuas dúvidas, não só em relação à peça em si mas também a todo o mundo da confeção de roupa.

As yukatas usadas pela equipa do MCE o ano passado foram todas elaboradas por ela! Espreita as fotos aqui, aqui e aqui.

Não necessitas de ter especiais conhecimentos de costura para este workshop, embora possam ajudar a tornar o teu trabalho mais eficiente e rápido. Basta estares atento às instruções fornecidas e seres o mais cuidadoso e minucioso possível. Afinal, não queremos agulhas espetadas em dedos ou tesouradas acidentais!

Jennifer Guerreiro é a responsável pela loja online Gothic Chic, a qual vende vestuário feito à mão e em segunda mão, baseado nos estilos gótico, rocócó, lolita e dos anos 40, 50 e 60. Existem imensos modelos de entre os quais podes escolher, além de acessórios de moda. Vestidos, fatos de banho e cosplays são realmente as criações mais icónicas da Gothic Chic. Poderás efectuar a tua encomenda na página de Facebook, que aceitará novos pedidos após o período de férias. Entretanto, poderás adquirir artigos da loja no Creative Alley do Manga & Comic Event 2015.

As inscrições para este e outros workshops são obrigatórias e poderão ser feitas até dia 18 de Agosto através de formulário próprio. Para mais informações consulta o site oficial do MCE ou este post.

 

A yukata (浴衣) é uma peça de vestuário semelhante ao kimono, mas mais leve e casual, normalmente feita de algodão ou material sintético. Deve ser usada enrolada à volta do corpo e prendida com uma faixa de tecido (obi). Tradicionalmente, começou por ser usada como um roupão de banho, que é exactamente o seu significado literal em português, por ser uma forma rápida de cobrir o corpo e de absorver a humidade. São, por isso, muito usadas nas cidades onde se situam as onsen (温泉), ou termas. Os viajantes que têm oportunidade de ficar em ryokans (estalagens tradicionais japonesas) tem, também, fácil acesso a yukatas e outros elementos da cultura japonesa.

A yukata passou depois a ser uma vestimenta popular nos festivais de Verão, tanto por homens como por mulheres. Ambas diferem apenas na cor: mais escuras e sóbrias para os homens e mais vivas e chamativas para as mulheres. Nos dias mais frio, um casaco tradicional poderá ser usado por cima da yukata.

 

O MCE 2015 terá lugar nos dias 22 e 23 de Agosto no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Faro. Aparece com os teus amigos e venham divertir-se connosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *