MCE 2015: Workshop de Game Maker

Queres criar videojogos sem o aborrecimento da programação convencional? O Game Maker é o programa ideal para ti!

O workshop de Game Maker foi especialmente concebido para todos aqueles que desejem experimentar outras formas de criar videojogos para além da utilização das linguagens de programação tradicionais. Caso não estejas nas boas graças do C++ ou do Java, dá um pulinho até ao Manga & Comic Event 2015 para um curso intensivo de Game Maker. É totalmente gratuito e prometemos-te uma dose inferior de dores de cabeça!

Neste workshop, os participantes terão oportunidade de elaborar um jogo recorrendo ao GameMaker e à funcionalidade Drag and Drop. O Eng. Rui Rosário demonstrará todo o processo de criação do jogo com esta ferramenta, demonstrando os passos e disponibilizando um documento como guia.

Para poderes fazer parte deste workshop deves ter o GameMaker instalado e, mais tarde. Deves ainda conservar os ficheiros disponibilizados pelo coordenador, tal como imagens e documento referido acima, durante toda a actividade, pois ser-te-ão indispensáveis na realização das tarefas propostas. Todos os participantes deverão ainda trazer o seu próprio portátil.

Ter conhecimentos básicos de programação poderá ser uma ajuda mas não um requerimento, pois facilmente qualquer um conseguirá seguir as instruções e obter os resultados pretendidos. Poderás fazer o download do GameMaker no site oficial.

Junta-te a nós!

As inscrições para este e outros workshops são obrigatórias e poderão ser feitas até dia 18 de Agosto através de formulário próprio. Para mais informações consulta o site oficial do MCE ou este post.

 

O Game Maker é um sistema de criação de jogos criado em linguagem de programação Delphi por Mark Overmars. Apelando tanto a novatos como a profissionais com currículos avançados, o Game Maker permite criar jogos multi-género e multiplataforma. É destinado especialmente a programadores menos experientes ou que desejem criar videojogos sem recorrer a linguagem de programação complexas como Java ou C++, utilizando, em vez disso, outras componentes como sistemas de drag and drop ou Linguagem Game Maker (GML).

Jogos já teus conhecidos como Nidhogg, Hero Siege, Spelunky, Gunpoint, Risk of Rain, Hotline Miami, Hyper Light Driver, Gods Will Be Watching, entre outros, foram desenvolvidos a partir do Game Maker e são hoje dos mais populares entre utilizadores. Consulta todos os jogos criados com o GM aqui.

O programa promete um processo de elaboração 80% mais rápido com a sua utilização, protótipos totalmente funcionais em poucas horas e jogos completos em apenas algumas semanas. Trata-se da melhor ferramenta para desenvolvimento de jogos 2D (mas também 3D, de forma mais limitada), optimizada para o trabalho em equipa e rápido acesso a todas as plataformas de distribuição mais relevantes do mercado.

O MCE 2015 terá lugar nos dias 22 e 23 de Agosto no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Faro. Aparece com os teus amigos e venham divertir-se connosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *