MCE 2015: Workshop de Amigurumi

Gostavas de um novo amigo, único e exclusivo, para alegrar a tua vida? Sugerimos-te um Amigurumi!

Neste Workshop ser-te-ão explicadas as bases para a confeção de amigurumis, tais como aprender a ler e seguir padrões de crochet, os materiais necessários para a tua obra prima e ainda dicas e sugestões para tornar as tuas criações ainda mais fantásticas!

Se és um ávido fã de trabalhos manuais ou de coisas adoráveis, então não podes mesmo perder este workshop coordenado pela Adriana Vicente, da Octonana!

A Adriana (Nana) é responsável pela loja online Octonana, dedicada à venda de Amigurumi para todos os gostos e feitios. A Adriana aprendeu a faze crochet em 2012, após um problema de saúde que a deixou de cama durante muito tempo. Sem nenhuma outra ocupação com que se entreter, ela decidiu começar a criar bonequinhos de crochet, desenvolvendo novas técnicas e padrões com a prática. Confessando-se uma autêntica nerd, a Adriana quer partilhar com o resto do mundo as suas duas paixões, aliando-as harmoniosamente nos seus trabalhos de crochet baseados em jogos e séries de animação preferidas. Para além de bonecos, ela também fabrica gorros, mug cozies e cachecóis.

Desde Julho que a sua loja Octonana se encontra aberta, aceitando todo o tipo de pedidos. Poderás efectuar a tua encomenda aqui ou pelo email octonanastore@gmail.com.

Segue a Adriana/Octonana aqui:

Facebook | Etsy

As inscrições para este e outros workshops são obrigatórias e poderão ser feitas até dia 18 de Agosto através de formulário próprio. Para mais informações consulta o site oficial do MCE ou este post.

 

Amigurumi (編みぐるみ) é uma arte japonesa dedicada à elaboração de pequenos bonecos feitos em tricot ou crochet. A palavra é uma amálgama entre as palavras “ami” que significa “feito em crochet/tricot” e “nuigurumi” que significa “boneco de peluche”. Normalmente têm formas de animais, mas também podem ser outros objectos que incluam traços antropomórficos. A sua característica mais comum é a fofura, pois baseiam-se no estilo chibi japonês: cabeças esféricas desproporcionais em relação ao corpo, extremidades reduzidas e cores vivas e apelativas. Podem ser fabricados como brinquedos para crianças mas também como objectos decorativos puramente estéticos.

Apesar de esta arte ser já bastante antiga e popular no Japão desde há décadas, apenas recentemente, em 2003, começou a fazer sucesso noutros países, especialmente no Ocidente. Por si só, o crochet e tricot são, é claro, das actividades mais antigas do mundo. Os amigurumi são dos produtos mais procurados na loja de venda amadora Etsy, onde facturam entre 10 e 100 dólares por peça.

 

O MCE 2015 terá lugar nos dias 22 e 23 de Agosto no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Faro. Aparece com os teus amigos e venham divertir-se connosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *