MCE 2015: Demonstração de Artes Marciais

Unificação da mente e do corpo? Defesa-pessoal? Esta demonstração terá de tudo!

Neste Manga & Comic Event 2015 planeámos especialmente para ti uma pequena demonstração de Aikido, que certamente te fará ficares com vontade de aprender esta arte marcial zen. A demonstração incluirá as técnicas mais básicas e ataques iniciais, e como implementá-los. Poderão ainda ser utilizadas armas de treino como o staff (jō), a espada de madeira (bokken), e a faca (tantō) para demonstrar técnicas de tirada e posse de armas de atacantes.

Para levar a cabo esta actividade, teremos o Clube de Aikido de Faro, gerido pelos Mestres Bruno Batista e Miguel Durão, que muito gentilmente concordaram em participar no MCE e mostrar um pouco do que eles próprios ensinam aos seus alunos no seu dojo. Serão os alunos, também, os intervenientes nesta actividade, alternando entre uke (受け) e tori (取り).

Desde os mais novos aos mais velhos, todos poderão fazer uso dos benefícios desta arte marcial japonesa, que afecta positivamente tanto o corpo como a mente. Para experimentares a prática do Aikido, poderás contactar o Clube através dos vários contactos na página da FPA, ou visitando o dojo pessoalmente, localizado no Ginásio das Piscinas Municipais de Faro. Consulta este link para saberes os horários e os professores disponíveis.

O Clube de Aikido de Faro foi fundado em Abril do corrente ano pelos praticantes de Aikido desta cidade. O clube está ligado ao ensino da Escola TenChi Internacional e do seu fundador, o Mestre George Stobbaerts, 8º Dan, DNBK.

 

Para mais informações, consulta os seguintes links:

Facebook | Google+ | YouTube | FPA – Federação Portuguesa de Aikido |

 

Aikido (合気道) é uma arte marcial criada no Japão na década de 1940 pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), a quem os praticantes desta arte respeitosamente chamam Ô-Sensei (“grande mestre”) ou fundador (a expressão “sensei” quer dizer “aquele que sabe”).
O termo Aikido é composto por três caracteres kanji: ai : harmonia 合, ki : energia 気 e dô : caminho 道. Em tradução simplificada podemos dizer que é o “caminho da harmonização das energias”.

Uma das metas do seu estudo consiste na unificação mente e corpo por meio da prática física desta arte marcial. Estudando fisicamente, ficamos aptos a aprender a utilizar a nossa energia de modo pleno. O praticante não aprende apenas técnicas, mas aprende sobretudo a utilizar energia em todos os aspectos de sua vida. Através do treino regular, desenvolve-se a autodisciplina, promove-se o autoconhecimento, fortalece-se o corpo e estimula-se a manifestação de valores universais do ser humano como a lealdade, sinceridade, gratidão, espontaneadade, tolerância e outros a se manifestarem no praticante, ou seja, a sua pratica beneficia as dimensões físicas, mentais e emocionais do homem.

Do ponto de vista marcial de autodefesa, as técnicas de aikido aproveitam de forma eficiente a energia dispendida no ataque de um agressor ao basear-se no principio da “não resistência”, ou seja, da utilização da força do(s) oponente(s) contra ele(s) próprio(s).

O Aikido é uma arte marcial “não competitiva” que pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, independetemente da sua condição física. A sua forma de contacto é interactiva e a sua pratica encoraja uma ajuda mutua entre os praticantes, de forma a que todos superem os seus objectivos, ao invés de cada um tentar superar o outro. O nosso principal adversário somos nós proprios e devemos procurar contrariar constantemente a nossa preguiça, medos, neuroses, estereotipos, preconceitos, etc.

 

O MCE 2015 terá lugar nos dias 22 e 23 de Agosto no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Faro. Aparece com os teus amigos e venham divertir-se connosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *