Festival de Moguer

 

Carmen Marquez Presidente da Associação Universo Otaku e Coordenadora Responsável do Salon del Manga de Moguer de Espanha e Mauri Fernandez voluntário da Associação, convidaram a Presidente da Associação NGA para visitar o Festival de Manga de Moguer no passado Sábado, 12 de Outubro de 2015, na sua 12ª edição.

Apesar de ser um dia bastantes chuvoso e ventoso, os Geeks não deixaram de encher e aparecer no Evento, sendo que o número de visitantes atingiu facilmente os 5000 nesta 12ª edição.

Ligeiramente maior que o Manga and Comic Event do Algarve, o qual os mesmos foram convidados a conhecer este Verão, era constituído por um ginásio que continha um palco de actividades, várias lojas de artigos oficiais e uma loja de comida. Ao centro concentravam-se actividades de influência Japonesa como origamis, kabuki, tanabata, kingyo-suki, kanji, ofuda, espadas, pixel-art, tatuagens, clay-o-rama, entre outros, coordenados por simpáticos voluntários em torno de várias mesas, sempre com participantes. Estas actividades decorriam ao longo de todo o dia para os interessados poderem inscrever-se e aprender.

Existia igualmente um espaço de reparação de cosplay para os Cosplayers que desenvolvessem problemas de fatos ou acessórios.

No palco decorriam várias actividades ao longo do dia, entre elas o Concurso de Cosplay, Concurso de QUIZ, Concurso de Karaoke, Quiz LoL, Actuação Star Wars, concurso de desenho e uma actividade semelhante à que se deu este ano no MCE 2015: uma palestra sobre viajar, viver e trabalhar o Japão, apresentada por Juan José Gomez Boullosa.

A outra zona do Evento tinha lugar noutro edifício, a cerca de 40 metros do primeiro, onde se encontravam as lojas e workshops. Neste edifício encontravam-se algumas lojas amadoras e decorriam vários torneios de consolas, entre eles: Mario Kart 8, Naruto Suns Ver, Super Smash Brose e Mortal Combat X, nos quais poderiam participar com inscrição prévia realizada na mesa ao lado do recinto devidamente identificado. Mais uma vez, existia um espaço central com várias mesas juntas mas organizadas e voluntários a coordenar os participantes para os vários Workshops, tais como:  Minecraft, Magic, Photocall, Kanzashi, Pai Pai, K-Pop, Videojogos retro e jogos de mesa. Existia também um mini-palco onde decorriam actividades de tempos a tempos, nomeadamente actuações de Star Wars e concurso K-Pop.

O Evento teve a duração de três dias, como já é habitual neste tipo de eventos em Espanha, sendo o sábado o dia de maior duração. As portas abriram às 11h e fecharam às 22h, sendo a última actividade (40h-Karoke Livre) decorreu às 20h.

Sexta-feira foi o dia mais curto, em que as portas abriram às 17:30h, inaugurando o festival até às 22h. No entanto, neste dia apenas estiveram disponíveis as lojas e os Workshops.

Dito isto, e depois de falar com os responsáveis, a Associação NGA ficou convidada para formar uma parceria, seja enquanto voluntários ou durante actividades, e vice-versa. E claro, é sempre bom estar do lado dos visitantes e não do lado dos organizadores de Evento. Agradecemos a gentileza e simpatia pelo vosso convite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *